terça-feira, 18 de setembro de 2007

RETROSPECTIVA PALCO DO ROCK

Foto de Régis Garcia.

Quem aqui alguma vez já havia realmente figurado a possibilidade de um evento completamente voltado para o rock na cidade do Rio Grande com a extensão de 14 noites? Sim, 14 noites inteiramente dedicadas ao rock e todas suas vertentes! Estilos, vestimentas, atitudes, música! Pra enumerar e citar alguns dos estilos podemos lembrar do gothic metal, pop/rock, rock 'n' roll, hardcore, hardrock, metal tradicional, metal progressivo, punk rock, funk rock, new metal, grunge, rock inglês, alternativo, emocore, indie, samba-rock e diversos outros rótulos (nem sempre bem aplicados ou aceitos, mas existentes e notáveis). Além da grande quantidade de estilos, vale a pena destacar também a gigantesca produção e execução de material próprio e de qualidade. Além de excelentes bandas covers, muitas bandas tiveram a sobriedade de apresentar o seu trabalho próprio no Palco do Rock na FEARG. Muitas das bandas dando um passo incial, pequeno, mas importante apresentando um pouco do que podem fazer, mesclando covers de suas influências com músicas de sua autoria. Muitas bandas também optaram por fazer shows baseados em canções de sua autoria. A surpresa maior não foi a qualidade de muitos músicos já reconhecida em Rio Grande, mas sim a receptividade do público e o comparecimento do mesmo ao evento em tempo integral. Sinceramente poucas vezes tive a oportunidade - como espectador e como músico - de presenciar uma platéia tão participativa, empolgada, enérgica. Fosse um dia enfadonho, no meio da semana, ou ainda fizesse chuva ou sol (ok, sol não pois era noite na maior parte do tempo), o público estava presente e animado. Penso ainda mais, e fico mais animado e fascinado: o público não se resumia ao fã da banda, ou ao amigo. Muitos músicos prestigiaram o evento do início ao fim, muitos artistas de outras áreas, muitos curiosos e inexperientes no rock, gente, de toda e qualquer qualidade ou falta desta. Tudo e todos se encontravam no Palco do Rock.

Foto de Régis Garcia.

A interação e a harmonia entre os mais diversos estilos permeou por todo canto do evento, em cima do palco e no meio do mar de gente que assistia sem preconceito cada show. No palco 42 atrações divididas em 14 dias inesquecíveis e importantíssimos para a afirmação do rock não apenas na feira, mas também para os próprios músicos e bandas e para um cenário muito mais homogênio e menos discrepante. Impossível esquecer do empenho de tantos profissionais para que tudo funcionasse corretamente durante os espetáculos. Todos, sem exceção! O texto é maçante, mas sincero. Uma pergunta que insisto para que todos os participantes do evento, bem como qualquer músico da cidade faça a si mesmo é a seguinte: "o que foi o Palco do Rock?" É através do entendimento desta grande realização que o cenário musical da cidade poderá ser reforçado, melhorado, reanimado. Fica deste evento uma saudade e um grito de urgência por mais! Mais Palcos do Rock por Rio Grande, mais particpações desta classe tão marginalizada, mas tão empenhada e tão capaz! Fica por aqui também o link para o relato de um dos maiores responsáveis pela realização do evento: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=38061933&tid=2555723661035874147&start=1

No mais, apesar de algumas vezes um pouco penoso pela grande carga de atividades paralelas a cobertura do Palco do Rock, fica minha satisfação de poder ter colaborado com a divulgação do evento. Para finalizar, espero que, apesar de um tanto quimérico, este texto e outros postados aqui por mim tenham sido de alguma utilidade para o evento e para os interessados.

2 comentários:

6yz@ disse...

A tua iniciativa merece uma salva de palmas: clap!clap!clap!

SooZ disse...

Valeu Régis, pela tua cobertura ao evento! Valeu pela companhia tb =)
Valeu à Fearg por ter disponibilizado esse espaço ao Rock, Valeu a todos que Lutaram por esse espaço, Valeu ao pessoal que prestigiou...Valeu!

\o/