quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Coisas que precisam ser ditas...

Acabou a FEARG/FECIS...

Mas não tenho muito a falar sobre a FEARG/FECIS no que diz respeito à parte de palcos, shows, som, luz e estrutura logística para esse serviço. A FEARG cumpriu o seu papel; priorizou os artistas locais, abriu as portas para tudo e para todos da NOSSA TERRA; nos bastidores deu um show de organização e logística. Abriu espaço aos mais variados gêneros, criou, incentivou e pôs em prática um palco dedicado exclusivamente ao rock’n roll, onde bandas e estilos até então marginalizados e sem espaço tiveram seu espaço e mais que isso: TODOS FORAM PAGOS!
(...)

Mas eu não abri esse Tópico para falar exclusivamente do sucesso logístico que foi a FEARG. Eu quero aproveitar o BOM EXEMPLO da FEARG para falar sobre OUTRA festa que aconteceu recentemente em Rio Grande.
Estou falando da Festa do Mar e do verdadeiro estelionato que este evento deu em grande parte dos músicos, artistas e profissionais que lá trabalharam exaustivamente. Sim, exaustivamente, pois a logística montada pela (des) organização da FEMAR foi ridícula, pra não dizer sórdida ou surreal!

Falo na condição de diretor de palco da FEMAR por cinco edições, inclusive na última e desastrosa edição, além de diretor de Palco da FEARG por oito anos!
Na última – E PIOR – Festa do Mar, muitas vezes tive que usar recursos de internet para pegar riders de palco, releases ou combinar de “liberar a porta” para músicos e seus instrumentos, pois não houve uma reunião entre sonorização/pessoal de palco/músicos antes do evento! E os irresponsáveis, teoricamente responsáveis, pelos mapas de palco perderam estes e ainda tiveram a falta de vergonha de culpar as bandas da cidade de “Não ter entregado material”. Mentira!

Tudo foi feito “nas coxas”! De maneira desorganizada, burra e desrespeitosa em relação aos músicos, artistas e profissionais locais!
Quando eu falo profissionais eu estou falando no Shermam Souza, responsável pelo palco da gastronomia e Flutuante que AINDA NÃO RECEBEU, falo em MIM, responsável pelo Palco do Teatro que ainda NÃO RECEBI, também falo no Dado Sonorização que sonorizou e iluminou o Palco Flutuante e teve grande desfalque; até agora não recebeu UM CENTAVO da FEMAR. Quando eu falo artistas, estou falando da War Machine, da U2 Cover, das várias bandas de Rock como a Prima Donna, Cadillac 59’ etc... Das inúmeras bandas Tradicionalistas e de Pagode; NINGUÉM RECEBEU ATÉ AGORA!

Apenas recebeu quem cobrou duzentos, ou trezentos reais (uma mixaria!) para tocar na gastronomia. E mesmo assim, a FEMAR esta pagando essa gente sem avisar, sem colocar na imprensa! Somente quando todos forem pagos é que a diretoria da festa irá prestar contas e APÓS ISSO pagar a outra metade. TUDO SEM AVISAR!
Ou seja: eles não têm pressa! Onde está esse dinheiro? É uma pergunta que todos nós nos fazemos e acabamos por pensar nas piores hipóteses, já que nunca recebemos qualquer satisfação. Eles alegam que a LIC ainda não liberou o dinheiro; que liberou parcelado, mas esquecem de dizer que o Governo do Estado AINDA não liberou a verba, pois inúmeras irregularidades foram encontradas na prestação de contas que a FEMAR ainda deve da outra edição!

Cansei! Está feito o desabafo! Eu disse que faria isso tão logo acabasse a FEARG!
Quem não gostar, dirija-se ao fórum ali na Silva Paes e me processe por falar a verdade, mas antes disso olhe no quadro das audiências, pois a minha já esta marcada!
Acabo de registrar uma ocorrência na Polícia Civil por estelionato e quebra de contrato contra a Sociedade Festa do Mar (Ocorrência Nro. 16588/2007) e hoje, terça-feira 18 de setembro, entrei na Justiça cobrando da FEMAR cada centavo que me devem e inclusive vale-alimentação que eles não deram! Nem isso foram capazes de dar!

Dois Grupos Tradicionalistas locais – cujos nomes não citarei por não ter pedido autorização aos Músicos – já ajuizaram ação contra a FEMAR, ainda nesta Semana a U2 Cover representada por seus dois advogados irá acionar a FEMAR por quebra de contrato e direito de imagem.

Resumindo: Sugiro a todos vocês, músicos vítimas desse estelionato, que entrem na justiça também! Chega de ficar calado!

Eu não quero autopromoção, eu não quero enaltecer politicamente “uns” e destruir politicamente “outros”, não ligo pra política! Eu sou apenas um profissional que trabalho sério e trabalho muito em qualquer função dentro de um evento em que for escalado para designar meu papel. Mas como todo profissional, quero ser pago e ter, no mínimo, condições para trabalhar. A 11° Festa do Mar não me deu condições para trabalhar, pois repito: FOI DESORGANIZADA, CAÓTICA! E ainda não me pagou! Querem que eu fique calado?
Não!

Eu vou berrar, eu vou pra imprensa, eu vou pro Zero Hora se preciso!
O texto acima foi um desabafo escrito por Eduardo Bozzetti. A públicação deste texto no blog, além de meu completo apoio, possui um caráter também informativo. Se alguém não estava ciente da situação, agora pode conhecer um pouco mais do ocorrido. O que você músico ou público que fez parte da Festa do Mar de 2007 pensa do ocorrido? Manifeste-se e colabore com a discussão sobre o acontecido! Espero que este texto abra os olhos de muitos.

4 comentários:

SooZ disse...

Bom, pra mim, Femar e merda são sinonimos, saber da esculhambação que foi não me surpreende... passei dois anos trabalhando em um partido político, não me impressiono c/ mais nada, irregularidades, falcatruagens e etc..de tanto eu ver, ouvir e saber, até se tornaram coisa comum, mas se tornaram comuns pela origem delas...agora o que me impressiona é ter gente sofrendo na pele esse abuso e estar de "bico calado".
Só espero que agora que alguém deu a cara a tapa e jogou a merda no ventilador, os demais deixem de "esperar sentados" e sigam o exemplo desses que tomaram uma atitude.

6yz@ disse...

Que todos os que foram prejudicados tomem suas devidas providências, para "eles" não acharem que os artistas locais são "amadores" e cúmplices dessa palhaçada que foi a Femar...Façam valerem os seus direitos e exijam que os compromissos firmados sejam honrados!

Não fiquem na inércia! Eu, como público, me senti ultrajada, imaginem os músicos que até hoje não viram nem o "cheiro" do cachê!
Não deixem essa história passar em "branco"!

Nicholas disse...

Bela carta do Bozzetti.
Me lembro do dia em que o prefeito anunciava a abertura da FEARG no coreto da praça Tamandaré, eu estava indo ensaiar com meus pratos e tudo mais quando ouvi ele dizer "...e como todas as outras festas de nossa cidade, teremos grande participação dos músicos de RG. Todos serão pagos..."
Eu gritei "E os músicos de RG que tocaram na FEMAR? Cade o dinheiro deles?" Não houve resposta óbviamente, segui meu caminho matutando "será que eles ja pagaram os músicos?" E agora eu me arrependo de não ter feito mais naquele dia, naquele momento.

Fernando Palácio disse...

Uma �nica palavra por tudo que se passa em Rio Grande...

PALHA�ADA!